Analisa as estruturas da retina, coróide (vasos que ficam por baixo da retina) e vasos retinianos, através de fotos tiradas com uma iluminação especial e uso de filtros. Nesse exame utiliza-se um corante especial (fluoresceína) que permite o contraste necessário para o estudo de camadas diferentes das estruturas do fundo do olho que não são possíveis com o exame direto.
Detecta alterações no campo visual, as quais, na maioria das vezes, são imperceptíveis para o paciente e têm aspectos característicos para cada tipo de doença. O exame consiste em se apresentar estímulos luminosos em diferentes regiões do campo de visão para que sejam detectados pelo paciente. É um método que depende fundamentalmente da informação do paciente, através de monitoramento.
Exame que realiza várias medidas da pressão intra-ocular. Serve para saber qual é a amplitude, a média, e o pico de pressão intra-ocular durante o intervalo medido.
Realizado para medir as distâncias entre as estruturas oculares. Usado principalmente no pré operatório da cirurgia da catarata para determinar o grau da lente a ser usada.
Mostra qual o aspecto do ângulo formado entre a córnea e a íris (ângulo da câmara anterior). É importante para definir qual o tipo de glaucoma: ângulo aberto ou fechado, e determinar a estratégia de tratamento.
Exame realizado pelo oftalmoscópio indireto com “video mapping”. Permite a análise de todas as estruturas da retina, nervo óptico e vítreo. É possível diagnosticar ou avaliar a evolução de doenças sistêmicas como diabetes e hipertensão arterial. Patologias oculares como descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças da mácula, tumores, oclusões vasculares, infecções retinianas e outras podem ser visualizadas por esse exame que é realizado com as pupilas dilatadas com colírios e não requer nenhum preparo especial.
Fotografa as células endoteliais, permitindo uma análise quantitativa e qualitativa do tecido que reveste a superfície interna da córnea, auxiliando o oftalmologista em todas as cirurgias que envolvem o ambiente intra-ocular.
Utilizado para medir a espessura da córnea, auxiliando no acompanhamento do glaucoma e na seleção de pacientes candidatos a realização da cirugia refrativa.
Técnica de última geração, empregada para detectar as mal-formações na córnea, íris e cristalino antes do planejamento da cirurgia. Feito na VisionLaser na Av. Santos Dumont 2626 sala 208. A Clínica Aristófanes Canamary é membro da Vision Laser. *Vision Laser
Exame realizado com o objetivo de medir o potencial de acuidade visual. Integra a fase de diagnóstico, pois avalia previamente a probabilidade de benefício de um procedimento cirúrgico adequado ao caso em estudo. Pacientes portadores de opacidades de meio, ou seja, situadas na córnea ou no cristalino realizam essa verificação com maior freqüência.
Fotografia do fundo do olho por um retinógrafo. Permite a documentação de alterações na retina e no nervo óptico. A documentação fotográfica é importante no acompanhamento de doenças progressivas.
Ecografia do olho de fundamental importância nos casos em que devido a opacidades de meios (catarata, hemorragias, opacidades corneanas) não se pode visualizar o fundo do olho. Por esse exame também é possível analisar estruturas que ficam atrás dos olhos.
Exame que avalia a superfície anterior da córnea através de sua curvatura, regularidade e simetria. Indicada para doenças da córnea, no pré-operatório da cirurgia refrativa e da catarata, na adaptação de lentes de contato, no controle de astigmatismo pós-cirúrgico, e no acompanhamento e diagnóstico das ectasias corneanas.
Exame de imagem não invasivo, sem radiação à laser, que produz imagens de corte seccional das estruturas oculares em alta resolução e reprodutibilidade. Utilizado para diagnosticar e acompanhar (evolução) alterações da retina e nervo óptico. Portanto, pode ser usado em doenças como a degeneração de mácula, edema macular, retinopatia diabética, buraco macular, membrana epirretiniana, tração vítreo – retiniana, distrofias retinianas, entre outras. Além disso, para analisar a progressão do glaucoma e auxiliar no diagnóstico precoce da doença.