A cirurgia tem como objetivo retirar o cristalino opaco e implantar uma lente intraocular. Então, através de uma microincisão o cristalino danificado é aspirado através de facoemulsificação e, em seguida um lente artificial intraocular o substitui. A cirurgia é realizada em apenas um olho por vez. Não há necessidade de internação hospitalar, portanto, o paciente vai para casa no mesmo dia da cirurgia
Basicamente o tratamento do glaucoma consiste no controle e no acompanhamento dos níveis de pressão intra-ocular. Hoje dispomos de uma gama de medicamentos que permitem um controle mais equilibrado e preciso, mas dependendo do tipo de glaucoma (angulo fechado) e da dificuldade do controle medicamentoso da pressão intra-ocular, pode haver a necessidade de um a cirurgia.
A cirurgia consiste em produzir uma drenagem artificial do líquido intra-ocular, que pode ser realizado através de uma fístula, de um tubo , ou até mesmo por uma válvula permitindo assim o escoamento do líquido intra-ocular, e assim, um melhor controle dos níveis pressóricos.
Cirurgia Refrativa é um procedimento realizado através de um laser chamado Excimer Laser. Através deste, é possível corrigir erros refracionais como:
· Miopia (Baixa Acuidade visual para longe) · Hipermetropia (Baixa Acuidade visual para perto) · Astigmatismo (Irregularidade – visão turva) · Presbiopia ou vista cansada (Baixa Acuidade Visual na leitura) A cirurgia é indicada para pessoas a partir dos 21 anos, quando já é esperada a estabilização do grau, e para pessoas que possuem uma grande dependência de algum método de correção, como óculos ou lentes de contato. Uma avaliação personalizada é o fator chave , para este procedimento. O médico deve examinar o paciente detalhadamente, através de exames pré-operatórios específicos, para certificar-se que ele seja um bom candidato à cirurgia, promovendo assim maior segurança ao procedimento. A conduta hoje na prática diária é a realização cirúrgica dos dois olhos no mesmo dia. Nós realizamos a Cirurgia Refrativa na Vision Laser, centro especializado em cirurgia refrativa, no mercado desde 1996.
A Plástica Ocular ou, também, conhecida como oculoplástica é uma subespecialidade da oftalmologia que cuida da região peri-ocular e frontal. Indicada para tratar de problemas relacionados com às pálpebras, vias lacrimais e órbita.
O pterígio é uma degeneração da conjuntiva límbica que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila. A cirurgia de pterígio com transplante de conjuntiva ou membrana amniótica é, habitualmente, realizada sob anestesia local e com uma duração de cerca de 30 minutos.
Controle e estabilização da Retinopatia Diabética. Lesões retinianas que podem causar Descolamento de Retina. Glaucoma atarvés da Trabeculoplastia. Lesões neovasculares da retina. Oclusões vasculares da Retina.
Medicamentos antiangiogênicos (anti-VEGF) possibilita o controle da degeneração macular relacionada à idade. Estudos científicos mostraram que é possível obter ganho na acuidade visual. Outros estudos também apontam eficácia no tratamento com uso dessas medicações na retinopatia diabética (edema de mácula e proliferação neovascular) e oclusões venosas.
Indicações: Degeneração de mácula pela idade (DMRI – forma exsudativa). Retinopatia diabética com edema de mácula. Retinopatia diabética com proliferação neovascular. Oclusão da veia retiniana (central ou ramo). Diferentes causas de edema de mácula
Medicamentos de corticóide de liberação lenta intravítrea possibilita o controle de doença inflamatória com acometimento macular de origem não infecciosa.
Indicações: Retinopatia diabética com edema de mácula. Oclusão da veia retiniana (central ou ramo) com edema macular. Processos inflamatórios intraoculares (uveítes de causa não infecciosas)
Pequenas doses de toxina botulínica são usadas para reduzir as rugas faciais. Ela é injetada e bloqueia certos sinais nervosos que contraem os músculos e isso causa relaxamento mucular e reduz as rugas indesejáveis. Uma semana após a injeção, notam-se os efeitos desejados e pode durar cerca de 3 a 6 meses. Depois disso, os músculos se movem novamente e as rugas voltam.
Indicações: Tremor Palpebral (Blefaroespasmo), Tremor facial (Hemiespasmo facial), Palpebra caída (Ptose leve), Lacrimejamento por obstrução de vias lacrimais alta