fotocoagulacao_retina

Fotocoagulação de Retina (Laser de Retina)

A fotocoagulação à laser de retina é um procedimento oftalmológico que poder ser realizado no consultório, dispensa internação hospitalar. Ele tem a finalidade de tratar, preservar a visão e impedir o avanço de determinadas doenças que atingem os olhos mais especificamente, a retina. Segue um pouco mais de informações sobre este procedimento que é realizado de uma forma segura.

O que é o laser de retina ou fotocoagulação de retina?

Esse procedimento é utilizado para tratar várias doenças que atingem a retina. Algumas doenças podem produzir vasos anormais na retina e consequentemente necessitam de tratamento para conter os danos causados por esses vasos.
Aplicações de laser localizadas e direcionadas para o local específico é realizado de acordo com cada doença. Em alguns casos apenas uma parte (fotocoagulação local) da retina é tratada, em outros casos uma maior parte da retina é necessária de tratamento, (panfotocoagulação).

Quais doenças da retina o procedimento está indicado?

Várias doenças retinianas podem ser tratadas com a fotocoagulação a laser tais como:
Retinopatia diabética ;
– Oclusões vasculares da retina;
– Degenerações periféricas da retina (degeneração lattice, roturas)
– Outras condições

Como e realizado o procedimento?

O procedimento é realizado no consultório médico, o que dispensa internação hospitalar, não sendo necessário preparos específicos como estar em jejum. A duração pode ser variada mas, no geral, são necessários pouco minutos. É recomendado estar com acompanhante pois como será necessário dilatar a pupila, a visão pode ficar embaçada por algum tempo após o procedimento.
Primeiramente o paciente recebe a instilação de colírios para dilatação da pupila. Após aproximadamente 30-40 minutos a pupila já está bem dilatada. Então um colírio anestésico é utilizado para se dar início ao procedimento.
O médico oftalmologista especialista em retina faz uso de uma lente para se ter uma melhor visualização da retina e poder realizar o uso do laser na região da retina indicada. Um leve ou nenhum desconforto pode ser percebido pelo paciente durante o procedimento.
O laser ou fotocoagulação de retina é um procedimento muito seguro e, em raras exceções, turvação transitória da visão ou defeito de campo visual podem ocorrer.

Espero poder ter esclarecido algumas de suas dúvidas sobre esse assunto tão importante da oftalmologia. Na Clínica Aristófanes Canamary temos oftalmologistas especialistas em retina. Consulte seu médico oftalmologista e esclareça suas dúvidas.

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email