Algumas pessoas podem apresentar ao longa da vida uma aparência de mancha na visão conhecidas como moscas volantes. Isso é mais comum em olhos míopes com o comprimento do olho alongado, após um processo inflamatório intraocular e também ocorre no processo de envelhecimento.
Essas “moscas volantes” podem ter diversas aparências tais como: pequenos pontos, círculos, linhas e até mesmo formato de teias de aranha. Elas se tornam mais perceptíveis em locais com muita claridade especialmente um céu azul e também em paredes brancas.
Ao longo do tempo nosso gel intraocular vai se tornando mais liquefeito e também pode formar algumas condensações (grumos) que são aglomerados de gel ou de células. O gel pode separar da parte mais posterior do olho (retina) e ocorrer um descolamento de vítreo posterior. Essas manchas (moscas volantes) geralmente tornam-se mais perceptíveis nessa ocasião.
Portanto, apesar de parecer que estão na frente dos seus olhos, eles estão flutuando dentro do olho, no vítreo (gel dentro do olho). O que você vê, na verdade, é a sombra desses aglomerados projetados na sua retina (camada que detecta a luz e envia sinais para o cérebro para que possa enxergar).
A percepção das moscas volantes podem ser contínua ou normalmente podem gradualmente diminuir ao longo do tempo devido a neuroadaptação, ou seja, a pessoa se acostuma. Além disso, também podem vir associado com sintomas de “flash de luz” em até 50% dos casos.
Não há tratamento medicamentoso para isso. Geralmente um exame de mapeamento de retina é solicitado para minuciosa avaliação e um acompanhamento mais precoce pode ser solicitado.
A maioria das moscas volantes e flashes são comuns e não trazem riscos à visão. Porém, é importante observar alguns sintomas em que o oftalmologista prontamente deve ser procurado tais como:
- paciente observa várias novas moscas volantes;
- há vários flashes de luz; uma sombra grande aparece na visão;
- uma aparência de cortina acinzentada cobre uma parte da visão.Tudo isso pode ser sinais de que haja algumas complicações associadas como hemorragia vítrea (sangramento), e/ou descolamento de retina portanto, o tratamento com laser ou cirurgia pode ser indicado nesses casos.
Dr. Aristófanes Canamary Jr.