col (1)

Por quanto tempo você pode usar o colírio prescrito depois de abri-los?

É muito importante fazer o uso correto dos colírios bem como ficar atento para o prazo de validade e também armazenar de forma adequada. Essas observações tornam a utilização dos colírios segura e eficaz.

A maioria dos colírios contém conservantes para retardar e/ou evitar o crescimento de microrganismos e proteger contra infecções por eles. Esses conservantes devem evitar a contaminação por um determinado período conforme a data de validade informada do medicamento, independentemente de quando foi aberto.

Após a abertura do frasco (com o rompimento do selo estéril) algumas observações devem ser feitas tais como:
– Evitar de tocar a ponta do frasco no olho ou qualquer outra superfície;
– Armazenar o frasco adequadamente em ambiente aberto e arejado. Em alguns casos é necessário refrigeração e essa instrução pode ser diferente uma vez que o frasco seja aberto;
– Alguns colírios devem ser descartados após um determinado número de dias após a abertura, geralmente são aqueles que não tem conservantes e vêm em apresentação de frasco individuais (flaconetes) e por não conter conservantes para prevenir o crescimento de microrganismos devem ser descartados em um período de 24 horas após a abertura;
– Outros colírios podem conter conservantes, mas mesmo assim, expiram mais cedo que o prazo de validade depois de abertos e essas orientações de uso devem seguidas.

Fique atento que se o colírio não for bem armazenado eles podem não ter mais a eficácia necessária.

Caso você ainda tenha dúvidas quanto ao tempo de uso do colírio, ao seu armazenamento, ou á forma correta de utilizá-lo pergunte ao seu oftalmologista ou observe o rótulo do frasco ou o folheto informativo para encontrar essas informações.

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email